Dicas para voc nunca cair em golpes na contratao de fretes e se proteger na estrada

Dicas para você nunca cair em golpes na contratação de fretes e se proteger na estrada

13 de Maio de 2020

Recentemente o Grupo Transvidal passou por uma situação nada agradável ao ter o nome da Transvidal Transportes utilizado por criminosos para a realização de roubos e sequestros. Diante disso, todas as medidas cabíveis foram tomadas, como repassar todo material à polícia para a investigação e localização dos autores destes crimes. Em outra frente, trabalhamos na criação e distribuição de conteúdos aos caminhoneiros, tanto através de nossas redes sociais como em comunicação direta a nossos parceiros, informando o modus operandi dos criminosos e fornecendo informações de como evitar ser vítima dos mesmos.

Dados da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) apontam que o roubo de cargas gerou prejuízo de R$ 1,5 bilhão no ano de 2018 em todo o Brasil. Somado a este valor está outro R$ 1 bilhão de prejuízos com veículos roubados e não recuperados. Para que você possa saber como se proteger sempre deste tipo de situação, ampliamos este material de apoio em duas partes. Na primeira, de forma bastante objetiva, trouxemos os principais cuidados que você deve ter no momento em que for contatado para a realização de um serviço de transporte. Na segunda parte destacamos os cuidados que deve ter ao pegar a estrada para evitar ser vítima dos criminosos.

 

PARTE 01

Confie em seus contatos tradicionais

Se você recebeu algum contato de alguém novo e desconhecido sobre serviço de frete, desconfie e busque mais informações. É provável que você já tenha registrado em seu telefone ou mesmo conheça as pessoas que tradicionalmente contratam seus serviços. Siga confiando nestas pessoas. Porém, ao ser contatado por alguém novo, é importante fazer esta checagem com a empresa a qual a pessoa representa, ou com a suposta empresa para a qual terá que ir prestar o serviço. Os contatos de telefone oficiais estão disponíveis no site e nas redes sociais das empresas.

Confirme com a empresa

Se ficou desconfiado ou tem qualquer dúvida sobre o serviço, confirme com a empresa através do fone oficial da mesma. No caso da Transvidal, nosso contato é o (54) 3861-7100. Assim como nós, as demais empresas de transporte também tem profissionais que poderão verificar no instantaneamente a procedência e veracidade do serviço. São apenas alguns minutinhos que te darão segurança para fazer o seu serviço sem o risco de estar sendo vítima de algum criminoso.

 

Denuncie sempre

Foi vítima de algum golpe ou da tentativa de algum golpe? Não deixe isso cair de lado. Denuncie! Esta é a melhor forma de combater este tipo de crime. Denunciando, você ajuda a polícia a encontrar e prender estes criminosos. Assim, protege a si mesmo e a todos os seus colegas.

Cuidado permanente

Recomendamos que tome todos os cuidados sempre, mesmo que tenha que dedicar algum tempo a cada serviço que receba. Afinal, nosso desejo é que você nunca tenha que passar por esta situação.

PARTE 02

Para combater os roubos de cargas e caminhões, as transportadoras têm investido em gerenciamento de risco, em equipamentos de vigilância veicular e várias outras estratégias. Porém, o papel do profissional do volante em seu cotidiano de trabalho também é fundamental para evitar ser vítima de golpes. Algumas práticas ajudam a prevenir o roubo de carga nas estradas e mantêm os caminhoneiros em segurança. Assim, muito mais do que evitar prejuízos bilionários, evita-se o prejuízo à vida de todos, o bem mais valioso e importante!

 

Não dê carona

A gente entende que ser solidário e ter um bom coração é importante, mas o risco é imenso. É comum caminhoneiros darem carona para pessoas desconhecidas, seja nas estradas ou em postos de combustível. Infelizmente, este ato de solidariedade constitui um perigo imenso para o motorista. Pela sua própria segurança, evite dar caronas a desconhecidos.

 

Vá em comboio

Um por todos e todos por um. Os caminhoneiros que enfrentam a estrada juntos têm mais segurança par ao fazer. Assim, qualquer sinal de perigo pode ser percebido por mais profissionais, que estarão pertinho para acionar a segurança ou para intimidar os criminosos a fim de que não pratiquem o ato.

 

Ajude de outro jeito

Ver um caminhão parado na estrada desperta a vontade de ajudar o colega de profissão. Porém, é uma tática muito utilizada por criminosos para aplicar golpes em quem tenta ajudar. Encontrou um caminhão ou outro veículo parado na estrada? Acione a polícia ou a concessionária da rodovia. Assim, você fez a sua parte e pode seguir viagem com a consciência tranquila, sem parar.

 

Pare somente se for necessário

Aquela paradinha aparentemente tranquila na estrada pode dar margem à ação de bandidos. Por isso, só encoste seu caminhão quando for realmente necessário e, de preferência, em locais que te deem sensação de segurança. Evite este risco desnecessário.

 

Checklist

Conferir os itens de segurança de seu veículo para evitar imprevistos é essencial para evitar que se coloque em posição de risco na estrada. E, claro, mantenha seu telefone sempre com carga e saldo.

 

Películas são aliadas

O conforto do ar condicionado dá uma mãozinha nesta hora, pois permite que você dirija com as janelas fechadas. Se possível, invista na instalação de películas nos vidros, pois isso pode evitar que o criminoso veja quem está ao volante e se o mesmo está sozinho ou acompanhado. A dúvida pode garantir que ele hesite em escolher o veículo como alvo.

 

Restrinja as informações a terceiros

Ao fazer as paradas necessárias, mesmo em local seguro, tome todo cuidado ao falar sobre seu destino ou a carga que está transportando. Mesmo que esteja conversando com algum amigo ou colega de profissão, alguém pode estar por perto ouvindo e buscando informações importantes para decidir se você será a vítima do próximo roubo.